Análise de Startups: Descubra Quais Pontos-Chave Considerar

Análise de Startups: Descubra Quais Pontos-Chave Considerar

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21/08/2023

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7 minutos de leitura

Saber realizar uma análise de startups é um ponto chave para tomar decisões mais assertivas na hora de investir nessas empresas.

Realizar investimentos em startups exige uma análise profunda e uma compreensão abrangente do negócio e do mercado em que a empresa atua.

Isso é especialmente crucial para as empresas early stage, ou seja, em estágios iniciais, quando ainda estão construindo sua base e não possuem números substanciais.

O investimento em empresas tech traz consigo o risco de não atingirem as projeções de crescimento, o que pode tornar o investimento pouco vantajoso.

Nesse cenário, é fundamental identificar os pontos-chave a serem analisados antes de tomar a decisão de investir, e assim mitigar esse risco.

Este artigo tem como objetivo fornecer um passo a passo para conduzir uma análise abrangente de startups, permitindo assim obter uma perspectiva sólida do potencial de crescimento da empresa.

Analisando startups early-stage

Dentro do contexto de investimento anjo, é o foco do nosso grupo, abordaremos os aspectos cruciais para analisar startups em estágios iniciais de operação. Além disso, é importante observar que critérios diferentes podem ser aplicados a empresas mais maduras.

Neste artigo, concentramos nossa atenção na abordagem dos analistas da GVAngels ao selecionar startups para os nossos Fóruns de Investimentos.

Aprenda a fazer a análise de startups com o GVAngels

O time de analistas do GVAngels, analisa diversas startups mensalmente, filtrando inicialmente aquelas que se encaixam em nossa tese de investimentos e, em seguida, analisando as que estão dentro, buscando sempre as que demonstram maior potencial de crescimento.

Isso porque, temos o compromisso de levar aos nossos investidores-anjo as startups mais promissoras.

A seguir, detalharemos o processo que nossa equipe utiliza para realizar essa avaliação.

Produto

Primeiramente analisa-se o produto e/ou solução oferecida pela startup.

Algumas perguntas a serem feitas sobre esse ponto é:

  • Qual problema a startup busca resolver?
  • Qual é o público-alvo dessa solução?
  • Como essa solução se diferencia das opções existentes no mercado?
  • Caso o produto seja inovador e ainda não disponível no mercado, quais barreiras de entrada existem para soluções similares?

Entender esses pontos servirá como uma pré-análise, caso as respostas para as perguntas acima te mostre que a solução oferecida pela empresa é apenas mais do mesmo, ou seja, não oferece nenhum diferencial de fato, talvez o investimento pode não ser proveitoso.

Mercado

Um critério altamente relevante é entender qual, de fato, é o tamanho do mercado que a empresa está inserida.

Uma solução revolucionária em um mercado pequeno limita o potencial de crescimento. E, muito além de uma solução disruptiva, os investidores procuram investir seus recursos em empresas que tenham um amplo potencial de crescimento - o que demonstra um amplo retorno no futuro.

Veja algumas perguntas que irão te guiar na análise de mercado:

  • Qual é o tamanho do mercado para o problema que a empresa resolve?
  • Quais concorrentes e benchmarks já estão presentes no mercado?
  • O mercado é inexplorado (oceano azul) ou saturado (oceano vermelho)?

Através das respostas, já é possível ter uma noção do possível potencial de crescimento da startup.

Time

Conhecer quem comanda as operações da empresa é um ponto crucial na hora de realizar a análise de uma startup.

Pois, são as pessoas que irão de fato fazer com que o negócio funcione - de nada adianta um produto inovador em um mercado com amplo espaço de crescimento, porém com um time pouco capacitado.

Para analisar o time, leve em consideração as seguintes perguntas:

  • Quem são os fundadores? Trabalham em tempo integral?
  • Qual é a experiência prévia dos fundadores no mercado? Possuem experiência no mercado da startup?
  • Quais habilidades compõem a equipe? São complementares?
  • Alguém possui experiência anterior em empreendedorismo?

Além disso, é importante ter a oportunidade de conversar com o empreendedor para analisar o seu perfil, pois muitas vezes é no cara-a-cara que algumas impressões são trazidas à tona.

É importante, principalmente quando tratamos de investimento anjo, saber se o founder se mostra aberto a novas ideias e possíveis conselhos, uma vez que esse tipo de investimento baseia-se no smart money.

Isso significa que o investidor não apenas contribuirá com aporte financeiro, mas também oferecerá mentorias e direcionamentos para garantir o sucesso da startup.

Unit Economics e métricas de performance

Mesmo em startups early-stage já é possível analisar os primeiros resultados da solução.

Isso porque, essas métricas nos mostram, com base em números, o que os investidores podem esperar do crescimento da empresa. E os dados, quando levantados da forma correta, não mentem.

Veja algumas das métricas que podem ser avaliadas:

  • Qual a proporção do LTV - ou seja, o valor que um cliente traz para a empresa durante todo o período em que utiliza a solução - sobre o CAC - custo de aquisição por cliente?
  • Quantos clientes ativos a empresa já tem? Como está o churn, ou seja, a perda mensal de clientes?
  • Como está o crescimento orgânico?
    • Como está a performance financeira até o momento?MRR: a receita mensal
    • ARR (se tiver): a receita anual
    • Cash burn: o quanto a empresa “queima” de caixa por mês
    • Runway: o quanto a empresa tem para sobreviver até o próximo deal

Assim, analisar essas, entre outras, métricas ajuda a entender o quão saudável a empresa está no momento e o quanto a empresa poderá crescer a partir do valor levantado pela rodada de investimento.

Vale reforçar que em startups muito novas tais métricas podem não estar prontas ou ter histórico suficiente para avaliar. Nesses casos, vale muito mais entender como a empresa fatura.

Condições do Deal

Um último ponto analisado, mas tão importante quanto todos os outros, é saber quais são as condições do investimento.

Veja algumas perguntas que irão te ajudar a entender melhor essa questão:

  • Qual o valuation da empresa na rodada? Qual o racional utilizado na construção desse valor? (Para entender se o valor está dentro do esperado, fazemos uma comparação com os valores encontrados no mercado)
  • Como está o cap table? Está saudável? Qual porcentagem está na mão dos sócios? (No GVAngels, por exemplo, consideramos um Cap Table de até 80% com os fundadores.)
  • Qual o timing da captação? Estão avançados com outros investidores ou estão começando as conversas agora?
  • Qual o tamanho da rodada e a diluição?
  • Qual o use of proceeds (para o quê será usado)? Faz sentido?

A partir dessas respostas é possível entender se os valores da rodada fazem sentido e se algo precisa ser ajustado.

Conclusão

A partir desse checklist é possível ter uma noção do que esperar em relação ao futuro de uma empresa. Não há uma resposta certa para cada pergunta, mas essas perguntas irão servir de guia na hora de realizar a análise de startups.

Embora mesmo respostas positivas não eliminem todos os riscos, uma análise rigorosa pode reduzi-los consideravelmente. O investimento em startups sempre acarreta riscos, mas uma avaliação detalhada é um passo sólido para mitigá-los.

Se você busca aprender mais sobre investimento anjo, participar de eventos sobre o tema e ter acesso a startups analisadas por nossa equipe, junte-se ao nosso grupo!

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