No final do ano de 2022, a plataforma analítica de negócios, CB Insights, lançou seu relatório anual com os top 50 grupos de investidores anjos do mundo, The top 50 angel investing groups.
O grupo de investidores-anjos GVAngels apareceu na lista na 38ª posição, sendo o grupo brasileiro melhor posicionado na lista – que conta com apenas mais um grupo, Anjos do Brasil, os quais assumiram a 45ª posição da lista.
Metodologia utilizada pela CB Insights
A pesquisa leva em consideração as seguintes informações para montar o ranking:
- número de empresas investidas desde 2011;
- quantas dessas empresas realizaram outras rodadas de investimentos;
- quantas dessas empresas se tornaram unicórnios – valor de mercado igual ou maior a US$ 1 bi -,
- o número de empresas nas quais o grupo anjo co-investiu com outro VC;
- ter realizado até 4 investimentos em empresas diferentes nos últimos 2 anos.
Além disso, segundo a plataforma CB Insights, a lista leva em consideração aqueles grupos que conseguem escolher as empresas “vencedoras”, ou seja, com alto potencial de sucesso.
GVAngels – uma comunidade que apoia a inovação
O grupo de investidores-anjo GVAngels conta com uma comunidade de mais de trezentos membros engajados e todos possuem o mesmo objetivo: impulsionar ainda mais o mercado de inovação e tecnologia através de aportes financeiros.
O grupo já investiu em mais de cinquenta startups até o momento. Apenas em 2022 o grupo investiu mais de R$ 7,5 milhões em 12 startups, e o apetite continua voraz para o ano de 2023.
Segundo o co-fundador e presidente do grupo, Mike Ajnsztajn, por mais que 2023 exija certa cautela, é estimado que o grupo supere o valor total aportado no último ano.
Se você é um ex-FGV e está com apetite em impulsionar o mercado de inovação e tecnologia, então venha ser um GVAngel.